top of page
Portfólio
  • Instagram

Sobre

Ciça Camargo

e o que a atravessa

Ciça Camargo, nascida em São Paulo em 1958, tem a sua formação como artista atravessada pelas múltiplas experiências em cursos, workshops e acompanhamentos críticos ao longo de mais de 50 anos de trajetória. Criadora em sua essência, Ciça é porosa, é permeável, e todo seu trabalho está de alguma forma banhado pelos acontecimentos que transpassam sua trajetória artística e sua vida: uma irmã que a leva para o caminho da pintura ainda adolescente; um desvio para a música; a mesma irmã que mais tarde a leva para o ateliê de cerâmica onde encontra uma pintora que a conduz para a experimentação com aquarela; o nascimento dos três filhos que a afasta da carreira de música; a chegada repentina dos nove netos; as vistas do ateliê montado na fazenda; as novas vistas compostas com a construção do atual ateliê Casa das Artes; as vistas do mar da Bahia, onde passa grande parte de seu tempo, a preciosa parceria com Henrique, seu companheiro de vida. Um sonho, as águas, o repouso e o transbordar. Cada um desses momentos é matéria nas mãos da artista que constroi sua obra sentindo o pulsar do tempo presente.

 

Ciça trabalha o material de suas obras sem receitas, escutando suas possibilidades, testando seus limites e explorando sua plasticidade em um diálogo íntimo entre artista e matéria. Este diálogo permite um questionamento mútuo, no qual a obra e a grande capacidade de produção de Ciça, encontram as respostas em um tempo amplo, estendido, em pausa. A pausa que comanda o pulso.

 

Esses materiais também surgem de suas vivências, da curiosidade pelo mistério. A areia colorida da praia por onde caminha impregna suas telas e deixa seus resíduos, como a pele que parece não querer se desfazer da praia. Os pigmentos que trouxe na mala depois de uma viagem ao marrocos dão tonalidades de outras paragens. O café que derrama do bule tão cotidiano e desenha outras danças e outras cenas. Entre experimentações em tela, em papel, em cerâmica, Ciça é capaz de nos transportar para dentro de suas paisagens e de fazer nosso olhar bailar com seus movimentos.

 

Ao longo dos últimos 25 anos participou de diversas exposições coletivas e realizou 5 exposições individuais. Esta página nos dá a possibilidade de percorrer algumas destas mostras e seus trabalhos.

Portfólio
  • Instagram
bottom of page